terça-feira, maio 25, 2010

Lost revolucionou a caixinha que mudou o mundo

Acabou a minha série preferida de todos os tempos.

Seis anos se passaram, e não é exagero afirmar que é o fim de uma era, isto porque o Lost revolucionou o conceito de ver televisão. O telespectador evolui, deixou de lado o papel passivo de alguém que está sentado no sofá à espera que a sua série passe na tv, para assumir um papel activo na própria construção da história.

Surgiram fóruns e blogues na internet para discutir os mistérios, encontros e até actividades entre os lostmaniacos, com o evoluir da trama aumentava também o interesse dos espectadores que, atentos a qualquer pormenor, se apressavam a discutir as suas ideias, em antecipação ou após cada episódio.

Surgiam então teorias explicativas para acontecimentos que ocorriam na ilha, vindas daqueles que não suportavam esperar, e que os guionistas atentos ao "fenómeno lost fora da tv" alimentavam; surgem jogos que são lançados na net para desvendar alguns mistérios; surgem declarações fictícias no canal ABC de um tal de Alvar Hanso, criador da Iniciativa Dharma, que revela os segredos dos números que Desmond premia… enfim, a série expande-se de tal forma que já não cabe na tv. E assim, Lost mudou para sempre o conceito de ver televisão.

2 comentários:

Filipe Ramos disse...

Sem dúvida uma série que vai deixar marcas! Ainda fico à espera que a ABC faça mais um ou dois finais diferentes, e talvez os lance em DVD, porque não gostei muito deste...

Catarina disse...

Eu nunca percebi o Lost... Acho que porque nunca vi desde o inicio e seguido. Acho que uma cena diferente das outras séries. quem via era msm admirador.