quinta-feira, agosto 06, 2009

O Deus de Dawkins

Acabei de ler há 15 dias o livro 'O Deus de Dawkins', de Alister McGrath. Antes de o fazer, como me pareceu lógico, li alguns dos livros que o mesmo prometia discutir, nomeadamente 'O gene egoísta' e 'O relojoeiro cego', ambos de Richard Dawkins. Dei também uma vista de olhos em algumas palestras de Richard Dawkins nas quais expunha os factos de 'O monte improvável' e 'Decompondo o Arco-Íris'. Devo dizer que vale a pena ler qualquer um destes livros. Nos livros de Dawkins fiquei a aprender muito sobre biologia, em particular sobre selecção natural. Em todos eles Dawkins refutava deus atacava a crença na existência de deus*, e argumentava contra todas as religiões. Depois foi a vez de ler McGrath.
Fiquei positivamente surpreendido. Esperava um ataque cego e sujo, como tanto se vê quando se fala de religião, mas não foi o caso. McGrath foi incisivo. Mostrou como Richard Dawkins era um biólogo excepcional, e um grande comunicador, mas lamentou o facto de ele não aplicar todo o rigor que aplicava à ciência, quando falava de religião. Mas o que McGrath parece não compreender é que não são teólogos como ele, que estão à frente no pensamento cristão, que falam todos os domingos com o povo nos sermões. Antes fossem! E é para essas pessoas que Dawkins escreve. É a elas que Dawkins tenta convencer. McGrath diz que Dawkins está a argumentar contra ideias que já foram desacreditadas pela Igreja. Talvez tenham sido, mas alguém se esqueceu de avisar o povo... Dawkins não tem culpa de a Igreja querer manter na ignorância os seus fiéis. Tomemos como exemplo a ideia de Inferno. Dawkins (como outros antes, nomeadamente Bertrand Russel) defende que a ideia de inferno foi uma das piores criações do Cristianismo (ou de Jesus, se preferirem). Usar esse tipo de ameaça em crianças é uma forma de abuso infantil. McGrath argumenta que a ideia de inferno já foi desacreditada pela maioria dos teólogos, e que já não faz parte da principal corrente do cristianismo... Ai não? Evidentemente que se esqueceram de avisar os padres que eu conheço! Ainda hoje na catequese é ensinado às crianças que se pecarem vão parar ao fogo do inferno, onde ficam em agonia para sempre...
Mas, tirando uns quantos pontos aqui e ali, o livro é realmente bom.


* Obrigado a Yuri S. C. por apontar o erro.

1 comentário:

Yuri S. C. disse...

"em particular sobre selecção natural. Em todos eles Dawkins refutava deus, e"
Refutava??!!
Cômica tal passagem.

Vejamos como podemos entender:
- Dawkins dialogava com deus, e todas as alegações feitas por deus foram refutadas por Dawkins

ou
- Dawkins chega à conclusão de que não precisa de deus em sua vida ou ciência, e diz que deus está refutado...

Bom, ao menos valeu a leitura do livro, e ao que tudo indica, o "deus do dawkins" foi refutado. (muito antes de McGrath pelo próprio Dawkins)