quinta-feira, agosto 06, 2009

Nova experiência...

No fim-de-semana passado estive em Arcos de Valdevez com a Carla e a Catarina, em casa de uma amiga da Catarina - a Ana. Pela altura do jantar aconteceu algo que eu nunca pensei presenciar. Já tinha visto em filmes americanos, e sabia que em tempos era bastante comum, mas pensei que esses tempos já eram: a dona Helena, mãe da Ana, antes de começar-mos a comer, (por pouco já não dava) começou a dar graças pela refeição. Foi uma pequena oração, mas deixou-me bastante surpreendido, não estava mesmo à espera. Fez-me imaginar como eram os tempos dos meus pais e dos meus avós. Fez-me viajar para um tempo em que as pessoas viviam para a sua religião. É claro que ainda hoje muita gente o faz, mas a grande maioria já não.
Na refeição seguinte já não nos apanhou desprevenidos... embora eu tenha passado a oração agarrado a uma garrafa de vinho (de 1976), a tentar tirar-lhe a rolha! Para a experiência ter ficado perfeita só faltou ela ter pedido a um de nós para dar as graças! Isso sim, seria engraçado... desde que não fosse eu, claro! ;-)

Sem comentários: