domingo, agosto 09, 2009

Mutações

Quando ouvimos falar em mutações vem-nos à cabeça pessoas deformadas, ou com 6 dedos em cada mão. Mas a grande maioria das mutações é neutra, não traz qualquer vantagem ou desvantagem ao seu portador. E há até mutações bastante vantajosas. Vejamos...
Algumas pessoas do cidade de Limone Sul Garda, no norte da Itália, têm uma mutação numa proteína que as torna mais imunes ao colesterol, evitando que tenham arteriosclerose. Já se descobriu o ancestral comum do qual todos são descendentes e que foi o primeiro a ter a proteína mutada, no século XVIII. Não existe historial de ataques cardíacos em nenhum dos descendentes.
Cerca de 10% da população europeia tem uma mutação (CCR5-Δ32) que as torna praticamente imunes ao vírus da SIDA. Pensa-se que essa mutação foi naturalmente seleccionada por imunizar contra outras doenças como a provocada pelo Vírus do Nilo Ocidental e a Varíola.
Uma família alemã tem uma mutação genética que as tornas mais fortes. Houve um caso em que um dos seus filhos nasceu com duas cópias da mutação dos pais (anti-miostatina). Aos 4 anos de idade tinha o dobro da massa muscular de uma criança normal, e metade da gordura.
Uma mutação no gene LRP5 numa família de Connecticut torna os seus ossos praticamente inquebráveis, pois ficam com uma densidade muito acima do normal.
Há também mutações em alguns tibetanos e habitantes dos andes, que lhes permite manterem-se bastante tempo a altitudes elevadas sem sofrerem de apoplexia, e até mutações detectadas em algumas mulheres e que lhes permite verem alguma luz no comprimento de onda dos ultravioleta.

Sem comentários: