quinta-feira, agosto 28, 2008

Sonata Nº2 para piano, Op.35: 3º andamento - Chopin

Este maravilhoso andamento é uma das obras mais conhecidas do mundo e é sem dúvida a marcha fúnebre mais famosa de sempre. O terceiro andamento foi composto em 1837, e só alguns anos mais tarde foi inserido na sonata nº2.
Dificilmente se consegue imaginar uma música mais triste. Os acordes iniciais marcham em direcção ao destino que, fatal, não se consegue evitar. É como se uma nuvem negra pairasse por cima das nossas cabeças, encurvando-nos dolorosamente. Um pouco à frente na música, olhámos os céus, e perguntámos "porquê?", enquanto as lágrimas nos escorrem pela face, e apertámos as mãos junto ao peito. Mais à frente, um pouco de sossego. Como se finalmente conseguíssemos respirar um pouco. É inevitável – pensámos – tinha de acontecer. E quase nos resignámos. Mas a dor não se foi embora, e a nuvem negra começa-se a adensar sobre nós outra vez, e sentimos o braço frio do destino a levar para longe algo que nos faz tanta falta. Nada foge ao destino, nada é nosso... Voltam as lágrimas, e os gritos surdos – porquê?... Começámos a perder a forças, e cansados, deixamos-nos derrotar.

1 comentário:

Carla Alves disse...

Eu sei q tu adoras, e até consegues dizer q é alegre, n percebo como, sabes q pra mim as músicas lentas soam-m todas a algo triste. E esta para alem d lenta associa-s a situações pouco agradáveis... enfim acho esse andamento mt trist e mórbido. Contudo, a tua descrição é fantástica, n encontro palavras q o façam d forma mais precisa...tá profundo... lol, adorei mesmo!!!