quinta-feira, outubro 20, 2005

O que nos move?

Nascer, viver, morrer. Das 3, a maior é a mais pequena, mas não passam umas sem as outras. Nascemos, sem ninguém nos consultar, querendo ou não. Morremos quase sempre na mesma condição. E durante a vida, será que temos opinião? Sim, sem dúvida. A questão é: para quê? Qual é o interesse de viver? Qual é o interesse de aprender? Qual é o interesse de sentir? Todos temos o mesmo final, independente daquilo que fazemos: a morte! Podemos poder escolher o que vivemos e como vivemos, mas qual é o objectivo? O que é que nos faz viver? Porque é que somos infelizes? Porque é que passamos maus momentos? Estupidez? Talvez... Já que vamos morrer, ao menos que vivámos bem!
Durante a vida podemos fazer as escolhas erradas, e o caminho natural para a morte pode ficar mais tortuoso. Também podemos estar na ilusão que já nenhuma decisão nos pode tirar de um percurso que não queremos percorrer. No primeiro caso a morte é bem vinda, no segundo também!
Morrer é natural, assim como viver, mas o ser humano não gosta de mudanças. Não queremos nascer. Não queremos morrer. Não pode ser assim... Eu quero morrer! Eu vou morrer. E não, falar na morte não dá azar. O que dá azar é não saber aproveitar a vida. Aproveitar para um futuro que pode não existir, porque para a morte, nada se aproveita.
Vou jogar futebol.

Sem comentários: