quarta-feira, outubro 14, 2015

Medicina Tradicional Chinesa e o Prémio Nobel da Medicina!


O Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015 foi atribuído a três cientistas: metade do prémio para a dupla composta por William C. Campbell e Satoshi Ōmura pelos avanços em novas terapias contra infeções causadas por nemátodes, e a outra metade para Youyou Tu, pela suas descobertas no âmbito do combate à malária.

Os medicamentos que existiam para combater a malária (cloroquina e quinina) desenvolveram resistência e era necessário encontrar um substituto. Youyou, uma investigadora chinesa,  propôs-se a descobrir uma droga para esse efeito.

A investigadora começou por procurar em textos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) por produtos conhecidos por reduzirem a febre, e iniciou a investigação com 2000 produtos candidatos. Depois de reduzir a lista, fixou-se na Artemisia por se mostrar a melhor candidata, mas quando inicialmente  tentou extrair o ingrediente ativo, não conseguiu. Ela voltou a ler os textos da MTC, onde encontrou indicações que a infusão devia ser preparada com água fria. Ela levantou a hipótese de a fervura desativar o ingrediente ativo, e quando tentou de novo extraí-lo foi bem sucedida. Chamou à nova droga artemisinina.

No entanto, a artemisinina tem uma biodisponibilidade e uma meia-vida baixos, o que faz com que não sirva para tratar malária em humanos. Entretanto a farmacêutica suíça Novartis patenteou as drogas arteméter (um derivado da artemisinina) e lumefantrina (também ativa contra a malária), e a sua utilização conjunta mostrou-se um tratamento eficaz no combate à malária.

A nova droga continua a ser desenvolvida por químicos farmacêuticos para que sejam reduzidos os efeitos secundários.


Ao contrário do que se vê por essa internet fora, o trabalho de Youyou Tu não vem mostrar que a MTC e o Herbalismo afinal funcionam. Antes pelo contrário! A investigação mostra que a Artemisia (usando uma infusão ou a planta diretamente) não funciona no combate à malária, devido à sua baixa biodisponibilidade. Foi a farmacologia moderna, e não a MTC que desenvolveram esta cura para a malária.

Este Prémio Nobel é uma vindicação da Medicina de Base Científica.


NOTA: este post foi escrito, parcialmente, com base neste outro.

Sem comentários: