terça-feira, março 23, 2010

Formas originais de assegurar a descendência!

Lagarta da couve:

. Após a fecundação o macho pulveriza a fêmea com um anti-afrodisíaco que impede que esta seja fecundada por outros, e que permanece até os ovos fecundados serem depositados. Deste modo o macho assegura a sua descendência e os restantes machos evitam gastar o seu esperma numa fêmea já fecundada por outro.

Elefante marinho:

. Nesta espécie os machos dominantes chegam a acasalar com 20 a 40 fêmeas, no entanto os machos mais fracos necessitam aguçar o seu engenho para acasalar. Estes fazem-se passar por fêmeas de modo a entrar no território do macho dominante, e quando o apanham distraído, acasalam com uma fêmea do seu harém.

Pássaros jardineiros:

. De modo a seduzir a fêmea para consumar a cópula, estes pássaros constroem uma espécie de cabana no solo com cerca de um metro de altura, que é precedida por uma caminho que o macho decora minuciosamente com flores, vermes, conchas, penas e pedaços de vidro e plástico. Alguns chegam mesmo a pintar as paredes de vermelho, com uma mistura de saliva e corantes naturais.

Peixe eléctrico:

. O macho chama atenção da fêmea com pequenas descargas eléctricas, específicas da sua espécie quanto à frequência e intervalo entre descargas, que permitem ainda distinguir cada individuo do resto do grupo. O inconveniente é que não chama atenção apenas da fêmea, mas é também percebido por perigosos predadores eléctricos.

Mosca escorpião:

. A fêmea escolhe para acasalar, o macho que lhe trouxer o manjar mais apetitoso, isto é, o mais nutritivo, e com dimensões e peso aceitável. Bem, diga-se que elas são bastante exigentes: apenas aceitam um em cada dez pretendentes, o que leva os machos, já sem paciência, a acabar por tomar a fêmea à força.

1 comentário:

Filipe Ramos disse...

Fiquei curioso... Como é que um elefante marinho macho se disfarça de fêmea? Pinta os lábios?