quarta-feira, março 03, 2010

Casamento Homossexual e Adopção

Esta semana na revista "Activa" (não, eu não comprei a revista ;-) vinha um artigo com opiniões sobre o casamento homossexual. As opiniões a favor eram de Margarida Rebelo Pinto, Maria João Seixas, Vicky Fernandes e Inês Pedrosa. Do lado do contra estavam Nuno da Câmara Pereira, Isabel Neto e Mário Crespo. É sobre a opinião destes últimos que vou falar.

Todos eles afirmam ser a favor da igualdade de direitos entre homossexuais e heterossexuais, e todos acham que o nome das uniões entre casais homossexuais não deveria ser casamento, devendo este ficar reservado para uniões entre pessoas de sexo diferente. Eu tenho uma ideia para resolver este problema: vamos chamar-lhe cazamento! Problema resolvido... ou talvez não.
Confesso que não dou muito valor às opiniões de Nuno da Câmara Pereira sobre qualquer assunto, e ele continua a dar-me razões para continuar a não o fazer. Segundo ele "O casamento é a defesa da matriz 'família', e esta só se constitui entre pessoas de sexos diferentes, pois só estas pessoas conseguem transmitir genes e replicar o seu ADN."
Normalmente o casamento está associado à construção de uma família, mas uma família não tem de estar baseada num casamento (há muitas famílias onde os pais não são casados - incluindo aquelas onde os filhos são criados por um(a) pai/mãe solteiro(a)). Se o casamento desaparecesse por completo, continuava a haver famílias a cuidar e educar os seus filhos, pois evoluímos para ter esse cuidado, está em cada um de nós, não é uma recém criada instituição que faz a diferença. Vamos agora falar de genes e ADN... Sim, é verdade, um casal homossexual não pode, entre si, propagar os seus genes, mas há sempre formas de resolver o problema: dois casais homossexuais, um de cada sexo, podem-se reunir para, através de fertilização in vitro ou não, propagar os seus genes... Mas e então replicar o seu ADN? Um conselho: se não fazem ideia do que estão a falar, não falem do assunto à imprensa (claro que o devem discutir, se possível com alguém que saiba mais do assunto, senão nunca vão ficar a saber). A nível celular, todos nós replicámos constantemente o nosso ADN, mas não vejo o que isso tenha a ver com o casamento! A não ser que o Sr. Nuno da Câmara pense que os casais heterossexuais andem a fazer clonagem...

No que respeita à adopção de crianças por casais homossexuais, a Dra. Isabel Neto não gosta muito da ideia. Diz-nos então que "no melhor interesse dos menores, esta família [de adopção] deve ser composta por pai e mãe." Não, isso é mentira, tal como demonstram os vários estudos sobre o assunto, como por exemplo o estudo realizado por Scott Ryan da "The University of Texas School of Social Work", e por Paige Averett e Blace Nalavany, professores assistentes na "East Carolina University", que podem ver aqui. No nosso país há milhares de crianças à espera de serem adoptadas, muitas delas nunca o vão ser. Será que estão melhor nas instituições do que numa família onde os pais são do mesmo sexo? Não me parece...

O Sr. Mário Crespo não acrescenta muito ao discurso. Diz-nos ele que "O casamento é o mecanismo continuador das sociedades". Mas porquê? Não percebo... Os chimpanzés vivem em sociedade e não se casam... Num país com dezenas de milhares de divórcios por ano, será o casamento assim tão importante para a sociedade? Acho que não.

Sem comentários: