sábado, março 13, 2010

7 Curiosidades sobre animais

1. Os cães percebem que o que os seus congéneres que vêem na televisão, assim como as suas imagens reflexas no espelho não são reais. Porem, a sua inteligência só é ultrapassada pela sua curiosidade, que os leva a brincar e ladrar com essas figuras, principalmente os mais jovens e de feitio mais irrequieto.

2. Além dos seres humanos, apenas os orangotangos tem a capacidade de rir. Este tipo de comportamento contagioso, desencadeador de empatia depende do grau de parentesco ou amizade entre os símios.

3. Os golfinhos-roaz recorrem a nomes próprios para comunicarem entre si. Um recente estudo demonstrou que há uma identificação inequívoca entre determinado som emitido e um individuo.

4. A imagem mais comum acerca das aranhas é a de um animal solitário, territorial e agressivo com a sua própria espécie. No entanto, algumas variedades de aranhas desenvolvem um comportamento social e colaboram para construir teias apertadas e finas que podem atingir áreas de centenas de metros quadrados.

5. As zebras são pretas com riscas brancas, assim como a maioria dos mamíferos, que se apresenta predominantemente de pelagem escura. Isto devido à acção da melanina; no caso dos albinos produz-se uma inibição total da síntese desse pigmento. As riscas brancas que estes equídeos africanos possuem encontram-se latentes, em cavalos e asnos, como mostram experiências de hibridação. Actualmente pensa-se que adquiriram o seu aspecto característico em climas tropicais, onde vivem em manadas muito grandes, de forma a facilitar o reconhecimento individual, uma vez que não encontramos duas zebras iguais.

6. O ser humano necessita de 8 horas de sono. Os ratos, a preguiça e o gambá necessitam de dormir mais ou menos 20 horas. Um gato ou cão, entre 10 a 13 horas. A ovelha fica-se pelas 4 horas, enquanto que o cavalo e a girafa necessitam de 2 a 3 horas de sono.

7. Os elefantes comunicam com os seus semelhantes através de ondas sísmicas: quando um elefante pisa o solo, os outros elefantes sentem-no. Este conjunto de sinais sísmicos altamente desenvolvidos podem viajar mais de 30 quilómetros pelo solo. Permitem advertir os outros da presença de predadores, ajudá-los a encontrar semelhantes, dirigi-los para a comida, ou encontrar água.

1 comentário:

Filipe Ramos disse...

O Malato também deve comunicar com os elefantes... :-P