sexta-feira, junho 12, 2009

De onde vem a moralidade?

No livro "Why I Am Not a Christian and Other Essays on Religion and Related Subjects", o filósofo britânico Bertrand Russell apresenta a seguinte argumentação:

"Se tiver a certeza de existir uma diferença entre o bem e o mal, então encontra-se na seguinte situação: Essa diferença é decretada por Deus ou não? Se é decretada por Deus, então para o próprio Deus não existe diferença entre bem e mal, e deixa de ter significado dizer que Deus é bom. Se disser, como dizem os teólogos, que Deus é bom, deve então dizer que o bem e o mal têm um significado que não dependente de nenhum decreto de Deus, porque os decretos de Deus são bons ou não, independentemente do simples facto de ele os ter decretado. Se esse for o seu argumento, tem então de dizer que não é apenas através de Deus que o bem e o mal existem, que eles são na sua essência logicamente anteriores a Deus."

2 comentários:

Carla Alves disse...

Ah e tal, sou ateu desde o ano passado e agora só escrevo d religião...ganda seca!, oh pá... a tua missão na terra não é "converter"os crentes!:p

Filipe Ramos disse...

Para os interessados, devo notar que este argumento foi primeiro exposto por Platão no diálogo de Euthyphro.