domingo, maio 24, 2009

Cem anos de descobertas!

Os mais importantes progressos da ciência no séc. XX foram fundamentais para o desenvolvimento e criação da Genética, Cosmologia, e Astrofísica; transformaram o nosso entendimento do Universo e melhoraram a nossa qualidade de vida. Então aqui vão as provas de quanto o conhecimento humano avançou ao longo do séc. XX:

- Outubro de 1900, o físico alemão Marx Planck afirma que a energia surgia em “pacotes”, a que chamou “quanta”, a Teoria Quântica de Planck.
- 1905, Albert Einstein mostra que a Teoria Quântica é a chave para entender o mundo subatómico, demonstrando que os átomos, até ai ridicularizados como “unidades imaginárias”, tinham uma existência real (estudo relacionado com o efeito fotoeléctrico, com que ganhou o Prémio Nobel da Física). Mais tarde com a teoria da relatividade revoluciona os conceitos-base da nossa interpretação do Universo, desafiando a ideia de que o Espaço e o Tempo são entidades fixas e imutáveis. Em consequência desta teoria surge a fórmula que mostra que qualquer partícula de matéria encerra uma quantidade imensa de energia: E=mc^2, provavelmente a mais famosa fórmula jamais escrita.
- 1938, o físico alemão Hans Bethe (com base na fórmula E=mc^2) explicou a formação da energia das estrelas, o que levou à compreensão do seu ciclo de vida, ficando claro que os sóis nascem, consomem-se e morrem.
- Nas décadas de 40 e 50, a mesma fórmula levou ao desenvolvimento das armas nucleares e da energia atómica.
- 1911, o físico britânico Ernest Rutherford procurando a estrutura do átomo descobre o núcleo (dai ser chamado de pai da física nuclear, tendo ganho o Prémio Nobel da Química em 1908); em 1919 realiza o antigo sonho dos alquimistas: transmutar um elemento noutro, nos seus estudos em que mostrou que a estrutura de um átomo pode ser alterada bombardeando-a com partículas alfa.
- Niels Bohr, dinamarquês, e Erwin Schrödinger, austríaco, usaram a teoria quântica para explicar o comportamento dos átomos, criando o famoso paradoxo de Schrödinger (paradoxo mostra que segundo a teoria quântica , é possível a uma criatura estar, para todos os efeitos exteriores a ela, simultaneamente viva e morta).
- Mais tarde, fenómenos como a Supercondutividade (perda total de resistência eléctrica de certos materiais a temperaturas muito baixas, que leva a que pedaços de metal e de cerâmicas especiais levitem sobre um campo magnético), e como a electrodinâmica quântica, (que valeu a Richard Feynman o Prémio Nobel da Física de 1965, e que explica as interacções entre os electrões e a luz), nos anos 40 e 50, vieram provar que a teoria quântica funciona apesar de fenómenos bizarros como o paradoxo acima referido.
- Na década de 90, cientistas norte-americanos conseguiram, pela primeira vez, criar o condensado de Bose-Einstein, em que grupos de átomos se comportam como como um único super-átomo. A sua natureza é tão fundamentalmente diferente que que foi sugerido tratar-se de um quinto estado da matéria.
- Edwin Hubble descobre que o universo está em expansão (as estrelas afastam-se umas das outras), que combinada com a explicação da gravidade segundo Einstein (parte da teoria da relatividade geral, publicada em 1916) levou à formulação da teoria do Big-Bang (o universo teve origem com uma explosão colossal), em 1927, pelo astrónomo belga Georges Lemaître, desencadeando uma revolução na compreensão do cosmos.
- Em 1931, o engenheiro norte-americano, Karl Jansky descobre que alguns dos objectos mais distantes do cosmos emitem ondas de rádio. Seis anos depois, outro engenheiro norte-americano, Grote Reber tinha construído o primeiro radiotelescópio, capaz de detectar fontes emissoras de ondas rádio a distâncias anteriormente inacreditáveis, permite “ver” núcleos de galáxias no extremo limite do Universo assim como buracos negros e “quasars” - os incrivelmente energéticos aglomerados de galáxias recentes e distantes, quase até ao instante do Big Bang (em astronomia Espaço e Tempo são equivalente). A rádio-astronomia levou também à mais impressionante prova do Big Bang em 1965: a descoberta de uma radiação de fundo de micro-ondas presente em todo o universo e que constitui o registo fóssil da incomensurável energia libertada pela explosão cósmica que o originou.
- 1950, análise dos registos sísmicos, permitiu mostrar que a Terra não é uma bola de rocha sólida, mas constituída por varias camadas distintas, incluindo um núcleo exterior líquido.
- Nos anos 60, alguns geofísicos demonstram que a camada mais exterior da Terra é formada por gigantescas placas de rocha que se movem sobre o planeta , confirmando então a teoria da deriva dos continentes, formulada pelo alemão Alfred Wegener, meio século antes, ridicularizada durante muito tempo, sendo que hoje em dia a teoria da tectónica de placas constitui uma peça central na compreensão da origem dos terramotos e nas tentativas para os prever.
- Em 1985 sobre a Antárctida, cientistas britânicos descobrem um grande buraco na camada de ozono que protege o planeta das radiações ultravioleta emitidas pelo sol, que estão na origem do efeito de estufa que conduz ao aquecimento global, e levou a uma campanha mundial sem precedentes para erradicar os poluentes.
- Thomas Hunt Morgan, geneticista norte-americano, em 1907 em experiências com a mosca da fruta, mostra como as características eram passadas de geração em geração.
- James Watson e Francis Crick, 1953, na Universidade de Cambridge, demonstraram que o ácido desoxirribonucleico, o ADN, tem uma estrutura em dupla hélice, ideal para transportar as “instruções químicas” necessárias ao funcionamento dos seres vivos.
- Nos anos 60 revelou-se qual a natureza exacta destas instruções, quando se descobriu que os genes são, de facto, combinações de bases especificas.
- Em 1996 surge o primeiro animal superior clonado a partir de uma única célula: a ovelha Dolly, acompanhado de interrogações de ordem ética.
Pode-se dizer que foram 100 anos bastante produtivos para a Ciência.

1 comentário:

Filipe Ramos disse...

É engraçado vermos um resumo de tudo aquilo que já conhecemos, e vermos que não o conhecemos assim há tanto tempo como isso... Outra coisa interessante é o facto de antes de sabermos como funcionava o nosso próprio planeta, e nós próprios, já tínhamos um grande conhecimento sobre como funcionava o resto do Universo!