quinta-feira, abril 03, 2008

2 anos, 2 apartamentos...

Estou há quase dois anos a morar fora da residência, e não faço conta de para lá voltar. Não porque não goste, foram bons anos, conheci montes de gente que agora trato por amigo, diverti-me muito!... Já passou a minha vez. Agora vou vivendo cada ano num apartamento diferente, o que tem algumas desvantagens, mas também algumas vantagens. Aumenta o nível de vida, aumenta o custo de vida, aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade... E fica-se a saber muito mais sobre apartamentos. Se um dia for comprar um, vou estar mais preparado:


No primeiro apartamento que morei, no ano passado, os móveis da cozinha estavam em fracas condições, bem como a máquina de lavar roupa. Não tinha TV, nem Microondas. A água era aquecida por um cilindro eléctrico, assim como era eléctrico o fogão e o forno. A casa-de-banho não era muito grande, mas tinha banheira - curiosamente, e perigosamente, o cilindro estava colocado por detrás do chuveiro, com a tomada à vista... Era um T2 onde moravam 3 pessoas, nem sempre muito arrumadas... Nos primeiros dias fizemos uma festa de inauguração, que resultou numa mancha de vinho no tapete da sala, que foi mais difícil de tirar do que parecia... Tinha-mos uma mesa de madeira na sala onde jantávamos. Fiquei a saber que não se deve colocar os tachos quentes (ou os pratos) sobre a mesa, pois ficam umas marcas bastante difíceis de tirar. Também difícil é tirar o papel que se cola à mesa quando se tenta proteger a superfície colocando um papel entre o tacho e a mesa, o que acontecia com frequência. Ah, e as caixas das pizzas também se colam à mesa... O frigorífico não era muito grande, nem novo, mas funcionava bem, e para nós, chegava. O apartamento ficava num prédio antigo, mas em boas condições. Se queríamos comprar alguma coisa tínhamos uma loja a 2 minutos de casa, mas os preços eram um pouco altos. Ao lado dessa loja funcionava um café, onde íamos almoçar algumas vezes, mas os preços também não eram os melhores. De resto na nossa rua haviam 3 cafés, onde ainda passámos algumas tardes a ler o jornal e a beber cerveja na esplanada. Para fazer compras a um preço mais acessível tínhamos que andar cerca de 15 minutos a pé, o que chega a cansar quando andámos cheios de sacos (cheios). A faculdade ficava a 5 minutos, o que era agradável (e era o principal motivo pelo qual gostávamos do apartamento). O autocarro ficava a 5 minutos, ao fundo da rua, o que também era bom. Já o metro ficava longe, e eram precisos 20 longos minutos para lá chegar... Era uma zona bastante calma, durante um ano não soube de qualquer tipo de distúrbio. Os correios eram a 5 minutos, bem como a farmácia. Já o multibanco mais próximo ficava a 1 minutos, o que era muito chato.
Este ano, o apartamento é bastante diferente... O prédio era antigo, mas o apartamento tinha acabado de ser remodelado. Os móveis eram novos, bem como o equipamento da cozinha. Tinha TV e Microondas, e a água era aquecida por um cilindro (novo). Desta vez o cilindro estava num compartimento só dele, ao lado da cozinha. Não tínhamos máquina de lavar roupa, mas o senhorio prontificou-se a comprar uma para lá colocar, o que fez passado algum tempo. O frigorífico era maior que o anterior, mas também nós éramos mais (4 pessoas). O sofá era engraçado, e como estava novo, e já tínhamos aprendido a lição, colocámos-lhe uma capa. Neste momento a capa já tem alguns rasgões... O chão é todo em azulejo, e como é em tons claros, suja-se muito facilmente. A casa-de-banho tinha a louça original, e encontrava-se em bom estado, à excepção da tampa da sanita, que para além de não estar em muito boas condições, a parte do assento não se podia levantar, o que causava algum transtorno. Também na casa-de-banho existiam umas prateleiras notoriamente feitas à pressa, e que não eram as ideais, mas dava para desenrascar. A grande desvantagem em relação ao apartamento anterior era o tempo que demorávamos a chegar à faculdade - 20 minutos. Por outro lado, do outro lado da rua tínhamos os correios e dois cafés, um deles que servia refeições, embora fossem um pouco caras. Se queríamos ir às compras tínhamos (quase) por baixo do prédio um supermercado, outro a 5 minutos, e outro a 10 minutos. Muita escolha! Os autocarros ficavam a 5 minutos, nem tanto, e o metro passou a ficar a 15 minutos de caminho. Os cafés não tinham esplanada, o que era um ponto contra. Tínhamos uma farmácia a 1 minuto, e outra a 5 minutos, tanto uma como outra ficavam perto de um talho (?). Multibancos próximos existiam dois, um a 5 minutos, outro a 10. Também nessa zona nunca soube de qualquer distúrbio, parecendo ser bastante pacífica.

Lição 00 - Verificar condições dos móveis e equipamento (cilindro, máquina de lavar, ...).
Lição 01 - Verificar a quantidade de equipamento disponível (TV, Microondas, ...).
Lição 02 - Verificar se é preciso transportar botijas de gás durante grandes distâncias.
Lição 03 - Proteger o sofá e as mesas de madeira com uma cobertura própria.
Lição 04 - Verificar se o prédio está em boas condições (fachada, ...).
Lição 05 - Retirar os tapetes do chão (principalmente na sala e corredores).
Lição 06 - Verificar as loiças da cozinha e casa de banho, bem como a canalização (não convém que a água saia colorida).
Lição 07 - Convém certificarem-se que existe um espaço para porem a roupa a secar, dentro e fora de casa.
Lição 08 - Saber onde ficam os supermercados mais próximos, bem como os correios e as paragens de autocarro e metro.
Lição 09 - Tentar saber mais sobre a criminalidade na zona, perguntando, por exemplo, nos cafés.
Lição 10 - Verificar o tipo de contador e o tipo de contrato celebrado com as entidades fornecedoras de água, luz, ...
Lição 11 - Saber onde fica o multibanco mais próximo.

E pronto, foi o que eu aprendi, se mais houver a dizer, cá voltarei.

Sem comentários: