quinta-feira, julho 23, 2009

Nomes de coisas (parte 1)

Saxofone: deve o seu nome a Adolphe Sax, membro da família belga Sax, que concebeu a ideia de construir um instrumento que tivesse a força do metal e as qualidades da madeira. Sax inventou uma família de saxofones de 14 tamanhos, desde o soprano alto até ao contrabaixo.

Condom (preservativo): considera-se como seu inventor oficial o anatomista e cirurgião Garbiele Falopio, mas na altura não teve grande êxito pois era bastante incómodo, sendo que um século mais tarde o conde de Condom te-lo-ia aperfeiçoado a mando do rei Carlos II de Inglaterra. No entanto, etimólogos propõem teorias alternativas: a palavra pode provir do latim condus que significa "aquilo que conserva", ou do persa kondu, "uma vasilha para guardar grão".

Sanduíche: tudo começou numa mesa de bridge. Lorde John Eduard Montagu, quarto conde de Sandwich, tinha tal amor aos jogos de cartas que não se levantava da mesa de jogo nem para comer. Então o seu cozinheiro teve a ideia de lhe servir um bife de vaca entre duas metades de pão.

Cocktail Molotov: o seu nome deriva de Viacheslav Mikhailovich Molotov, político russo que defendeu fervorosamente o seu uso entre as tropas soviéticas. Uma versão semelhante tinha sido usada, alguns anos antes, pelas forças republicanas durante a Guerra Civil espanhola.

Mauser: deve o nome aos seus criadores Peter Paul von Mauser e seu irmão Wihelm, que desenharam esta espingarda com culatra de ferrolho adoptada em 1871 pelo exército alemão. A sua fábrica serviu mais tarde como fábrica de máquinas costura, só voltando a produzir armas com a chegada de Hitler ao poder. Rapidamente outras nações começaram a fazer as suas encomendas.

Nicotina: quando Colombo chegou à América não deu importância ao tabaco, no entanto o novo vício foi-se introduzindo em Espanha e Portugal. Quem levou a planta ao resto da Europa foi o embaixador francês em Lisboa, Jean Nicot de Villemain tendo o seu apelido ficado na história no nome científico da planta (Nicotiana tabacum).

Sem comentários: