quinta-feira, dezembro 11, 2008

Tecnologia no desporto

Sabe quais os mais recentes avanços na tecnologia desportiva?
.- Ligas elásticas de alumínio: usadas nas pranchas de salto para a água, permitem uma elasticidade 15% maior que as anteriores, e minimizam os riscos de ferimentos, principalmente na cabeça.
.- Varas fabricadas com fibras de carbono e espuma de borracha: fizeram disparar os recordes de salto à vara de 4,5m (usando varas de bambu), para.
.- Kevlar e maraging steel (uma liga utilizada em aviões de combate): o maraging steel é mais resistente que o aço de carbono convencional, o que o torna ideal para as armas de esgrima. As pontas não partam tão facilmente, evitando-se que firam os atletas.
.- Tubos de alumínio com 0,15mm de espessura e espuma sintáctica (espuma rígida onde são inseridas pequenas esferas de vidro, que melhora a distribuição da tensão): o interior dos arcos utilizados no tiro ao alvo é de espuma sintáctica, e as setas, muito leves, são feitas de tubos de alumínio.
.- Aço flexível clockspring: os halterofilistas passaram a usa halteres feitos de aço extremamente flexível. Quando os pesos atingem a altura do peito, eles fazem um compasso de espera até o movimento ascendente do aço (efeito de chicote) os ajude a completar o levantamento.

1 comentário:

Carla Alves disse...

Blá blá blá blá...Whiskas saquetas...