segunda-feira, novembro 24, 2008

Estou baralhado...

Depois de se baralhar um baralho de cartas, será que elas estão baralhadas? Vamos supor que sim. E se depois de as baralhar eu as virar, e decorar a ordem delas? Continuam baralhadas? Não? Mas as cartas estão na mesma ordem que estavam quando acabei de baralhar, e nessa altura estavam baralhadas...
Para estarem baralhadas basta desconhecermos a forma como estão ordenadas? Se sim, então se eu pegar num baralho de cartas que estão ordenadas, embora eu não o saiba, e começar a virar as cartas uma a uma, o baralho está baralhado até eu me aperceber que as cartas estão por ordem... O que quer dizer que num instante as cartas estavam baralhadas, e no instante seguinte já não estavam, e mesmo quando estavam baralhadas estavam perfeitamente ordenadas.

2 comentários:

Catarina disse...

Não és o único a tar baralhado... É que tb fiquei com essa sensação...

Carla Alves disse...

É uma questão de perspectiva, acho.Pelo q dissest eu assumo que elas nunca estao baralhadas, uma vez que possuem sempre uma ordem, o facto d tu nao teres conhecimento dela à partida é irrelevante.O termo "baralhado" assume aqui um novo significado:"a ordem q n conheces".