quarta-feira, outubro 22, 2008

Radares...

Ok, vou falar outra vez das nossas estradas. Desta vez para vos contar um episódio engraçado, que mostra como nós, portugueses, conseguimos dar a volta às regras.
Na minha viagem semanal para o Porto, onde estudo, passo por muitos radares limitadores, daqueles que basta irem a 51 km/h para mudarem o semáforo para vermelho. Muitas pessoas arriscam, e passam mesmo que o sinal esteja encarnado, mas eu tenho amor ao dinheiro, e prefiro esperar pelo verde. Também, nunca demora muito. Mas aqui há dias aprendi um truque muito engraçado para ultrapassar um desses sinais (ainda não experimentei noutros, mas deve funcionar em mais alguns).
Eu ia de autocarro, e o condutor entrou na zona controlada e limitada a 50 km/h. O autocarro ia para aí a 70 km/h, e eu pensei para comigo: "Se fosse a 50 km/h não tinha de parar no semáforo e fazia a viagem mais rápido"... Como é lógico, mais à frente lá estava o sinal vermelho a brilhar. Mas, para meu espanto (e de outros passageiros), o condutor parecia não fazer intenções de parar. Um passageiro, pensando que o condutor ia distraído com a conversa lembrou-o: "Olhe que está vermelho!". O autocarro não abrandou. Mas, quando o autocarro estava a 2m dos semáforos, e quando toda a gente já acreditava que o autocarro ia passar um sinal vermelho, eis que o semáforo muda para verde... "Ok, que grande sorte", pensei. O condutor vira-se para trás, e falando para o homem que o avisou disse: "Se eu fizer disparar o radar ali à beira do café, quando estiver a chegar aos semáforos o sinal fica verde."
Moral da história: para não terem de parar nos semáforos, nem terem de reduzir a velocidade para uns míseros 50 km/h, os condutores portugueses estudam os pontos chave, onde o radar dispara, mas volta a ficar verde antes de chegarem ao sinal propriamente dito. Fantástico.

Sem comentários: