quinta-feira, agosto 19, 2010

Inception


Christopher Nolan tornou-se oficialmente um dos meus realizadores favoritos! O primeiro filme que vi dele foi «Insomnia», que é um bom filme, sobre um crime que quase fica por resolver. Depois vi «Batman Begins», que foi para mim o filme que reavivou a saga Batman, da qual sou seguidor. Devo dizer que Tim BurtonBatman» e «Batman Returns») esteve muito bem, criando filmes com uma atmosfera muito próxima da da banda-desenhada, e deixando muito alta a fasquia para quem quisesse interpretar os papeis de Joker (Jack Nicholson) e de Penguin (Danny DeVito), mas depois, Joel SchumacherBatman Forever» e «Batman & Robin») quase destruiu a série...
A fasquia para quem fizesse o papel de Joker estava elevada, mas foi brilhantemente ultrapassada por Heath Ledger em «The Dark Knight», até há pouco, a obra prima de Christopher Nolan. O filme «Memento» foi-me mostrado pela Carla, e é também muito, muito bom, tratando de um homem que não consegue reter novas memórias. De seguida vi o «The Prestige», e gostei bastante: um filme sobre dois mágicos adversários, numa corrida pelo melhor truque.
Por isso, quando esta semana eu e a Carla fomos ver «Inception», estávamos à espera de algo, nunca abaixo de bom! E não ficámos desiludidos, antes pelo contrário. O filme destronou «The Dark Knight» do topo dos filmes de Nolan. Com um argumento e uma realização fabulosos, é sem dúvida um filme a não perder. O tema são os sonhos, o subconsciente e a ilusão (?) de que vivemos num mundo real.
É de notar o facto de entre os filmes de Nolan mencionados, apenas o argumento de «Insomina» não foi escrito pelo próprio!

sábado, agosto 07, 2010

Jogos Filosóficos!

Para descobrir tensões ou contradições em argumentos: Philosophical Health Check

Para tentar criar um deus à nossa medida: Do-It-Yourself Deity

Para descobrir inconsistências religiosas: Battleground God

Para descobrir se somos moralmente consistentes: Morality Play

E finalmente, para testar a nossa visão entre a relação dos nossos sentidos com o mundo exterior: Strange New World