terça-feira, maio 25, 2010

Lost revolucionou a caixinha que mudou o mundo

Acabou a minha série preferida de todos os tempos.

Seis anos se passaram, e não é exagero afirmar que é o fim de uma era, isto porque o Lost revolucionou o conceito de ver televisão. O telespectador evolui, deixou de lado o papel passivo de alguém que está sentado no sofá à espera que a sua série passe na tv, para assumir um papel activo na própria construção da história.

Surgiram fóruns e blogues na internet para discutir os mistérios, encontros e até actividades entre os lostmaniacos, com o evoluir da trama aumentava também o interesse dos espectadores que, atentos a qualquer pormenor, se apressavam a discutir as suas ideias, em antecipação ou após cada episódio.

Surgiam então teorias explicativas para acontecimentos que ocorriam na ilha, vindas daqueles que não suportavam esperar, e que os guionistas atentos ao "fenómeno lost fora da tv" alimentavam; surgem jogos que são lançados na net para desvendar alguns mistérios; surgem declarações fictícias no canal ABC de um tal de Alvar Hanso, criador da Iniciativa Dharma, que revela os segredos dos números que Desmond premia… enfim, a série expande-se de tal forma que já não cabe na tv. E assim, Lost mudou para sempre o conceito de ver televisão.

Perdidos e Achados...

Acabei agora de ver os últimos episódios da minha série favorita: Lost.
Foram 6 anos de expectativa, 6 anos a imaginar um fim que ligasse todas as pontas soltas, 6 anos à espera de sentido para toda aquela aparente loucura.
Agora que acabou, não consigo expressar o quão desapontado estou com o final imaginado pelos guionistas. A única maneira de eu me reconciliar com a série é apagar completamente os últimos 10 minutos do último episódio e substituí-los por um final merecedor. E é o que tenciono fazer.

domingo, maio 23, 2010

Professor condenado por injúria.

Em Santarém, um professor de Música foi condenado a pagar uma multa de mil euros (mais custas processuais) por ter injuriado um aluno: o docente usou a expressão "entra lá, ó preto", quando um aluno de 12 anos pediu autorização para entrar na sala de aula.

Podem ler a notícia aqui.

É uma expressão lamentável, e indefensável.

sábado, maio 22, 2010

Antílopes mentirosos

Um estudo de quatro anos publicado na revista "The American Naturalist" revela que os antílopes macho ((Damaliscus lunatus)) "mentem" para poderem acasalar com as fêmeas: Eles emitem um som de alarme que apenas usam quando algum predador se encontra por perto de modo a manter as fêmeas dentro do território, para aumentarem o número de oportunidades de acasalamento.
É a primeira vez que este comportamento é verificado em não humanos!

Bactéria Frankenstein!

Craig Venter e a sua equipa de investigadores criaram há alguns dias o primeiro organismo artificial!
O que eles fizeram: criaram artificialmente o genoma de uma bactéria (Mycoplasma mycoides), e inseriram-no em células mortas de um outro tipo de bactéria (Mycoplasma capricolum), que ganhou vida (cresce, alimenta-se e multiplica-se).
Foi um feito extraordinário, porque o ADN da bactéria contém um milhão de pares de bases, que têm de ser depois colocados pela ordem correcta. Depois o ADN tem ainda de ser inserido correctamente na célula morta.
Nota-se que eles não criaram vida: eles criaram um genoma capaz de controlar um organismo vivo. As primeiras células mortas tinham proteínas e mecanismos de síntese de proteínas que usaram o ADN e criaram novas proteínas, permitiram ao ADN dividir-se e criaram novas células. A partir de algumas gerações todo o material biológico provinha já do genoma artificial.
Algumas das aplicações desta nova técnica são a criação de organismos especializados na produção de combustíveis, ou insulina.

segunda-feira, maio 17, 2010

Está a melhorar...

Há oito anos, quinze raparigas da Arábia Saudita morreram num incêndio quando os bombeiros foram impedidos de entrar na sua escola pela polícia religiosa do país. Isto porque eram homens, e as raparigas podiam estar com a cabeça descoberta. Mais do que isso, os polícias bateram e empurraram as raparigas para as impedir de sair da escola sem estarem devidamente cobertas.

Agora, passados oito anos, o ministro da religião saudita deu ordem para a polícia religiosa permitir a entrada de bombeiros masculinos em escolas femininas, em caso de emergência.

Um pequeníssimo passo para a liberdade das mulheres sauditas!

Link (notícia original, em alemão)!
Link (tradução para inglês)!

Entrada Recusada...

Israel impediu a entrada no pais a uma das vozes mais respeitadas do mundo.

«Noam Chomsky não pode entrar em Israel. O conhecido linguista, filósofo e activista político norte-americano ia dar hoje uma conferência na universidade palestiniana de Birzeit, junto a Ramala, e tentou ontem passar a fronteira da Jordânia, pela ponte Allenby, mas viu recusada a sua entrada pelas autoridades.
Depois de ter sido interrogado durante mais de três horas, e sem qualquer explicação, Noam Chomsky, que é judeu, teve o seu passaporte carimbado com a frase "entrada recusada".»
in jornal Expresso.

Valeu a pena!

Hoje, dia mundial contra a homofobia, o Presidente da República resolveu anunciar que vai promulgar a lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo no nosso país. Valeu a pena, Teresa e Helena.

sexta-feira, maio 14, 2010

Nudez nociva!

Bruna, uma professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi suspensa das suas actividades pela câmara municipal da Covilhã e transferida para outro serviço da autarquia. Qual o seu crime? No exercício da sua liberdade, e durante a sua vida privada posou nua para a revista Playboy.

quinta-feira, maio 13, 2010

Misoginia extrema!

No Paquistão (e em quantos mais países?):
O que pode acontecer a uma mulher que rejeite casar-se com o homem escolhido para ela? O que pode acontecer a uma rapariga se for à escola? O que pode acontecer a uma rapariga depois de ter sido violada por três rapazes? O que pode acontecer a uma criança (do sexo feminino) se o pai não quiser mais raparigas em casa? O que pode acontecer a uma mulher que se envolve numa disputa familiar? O que pode acontecer a uma mulher que manifeste interesse em divorciar-se? O que pode acontecer a uma rapariga para acertar uma antiga disputa entre famílias? O que pode acontecer a uma rapariga que não queira ir viver com determinado homem, mesmo que a família a apoie?

Bem, muita coisa má pode acontecer... mas nem de todas podemos ver o resultado final!

AVISO: O CONTEÚDO PODE CHOCAR ALGUMAS PESSOAS!

Ver aqui.

domingo, maio 09, 2010

Conspiração contra Bento XVI...

A Associação Académica de Coimbra tenta impedir que a população da sua cidade vá ver Bento XVI durante a sua visita (ou então quer que vão, mas com muita alegria...)

quinta-feira, maio 06, 2010

Transfusão...

Jepheth Afum com 5 anos de idade deu entrada há umas semanas num hospital do Gana. Os médicos verificaram que sofria de anemia, e estava a perder sangue muito rapidamente, pelo que precisava de receber uma transfusão de sangue o mais depressa possível. Quando informaram o pai do procedimento que estavam a tomar, este forçou a entrada na sala onde se encontrava o filho para tentar impedir os médicos de efectuarem ao procedimento. A polícia foi chamada ao local, e o pai foi preso. Agora que o filho recuperou, o pai renegou o filho, que se encontra agora a cargo da segurança social.

Parece estranho? E é: é o estranho mundo das Testemunhas de Jeová!

Ver a notícia aqui ou aqui...