quarta-feira, outubro 28, 2009

Discussões

Algumas discussões começam com um pequeno desentendimento, que leva a a um desentimento um pouco maior, que leva a outro ainda maior... Por coisas muitas vezes insignificantes podemos ficar sem falar com outra pessoa, ou de costas voltadas por algum tempo. Uma situação muito desagradável. Muitas vezes temos a razão do nosso lado, muitas vezes não a temos. Mas normalmente a razão está dividida de uma forma que dificulta a resolução do problema. Eu sou uma pessoa que se irrita facilmente, e sabendo isso normalmente tento dar o primeiro passo para resolver a discussão, pois se é difícil ver quem tem razão quando estámos envolvidos na discussão, a verdade é que quando somos facilmente irritáveis, muitas vezes irritámo-nos sem razão suficiente. E não temos noção disso.
Quando estou numa situação desse género fico a pensar como é possível estarmos chateados por tão pouco, mas a verdade é que estámos, e é muito mais difícil resolver o problema do que "fabricá-lo". Se deixámos chegar as coisas a determinado ponto é porque achámos que temos, pelo menos alguma razão, mas por vezes quando olhámos para o problema com mais calma, sentimos que a razão é pequena comparada com o tamanho do problema. Como resolver as coisas? Conversando. Mas e quando as pessoas não se falam? Conversando.
Só assim.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Infidel


Há livros de que gostamos muito, alguns que lemos mais do que uma vez, e alguns que gostaríamos que toda a gente lesse. Eu leio muito, e por isso tenho muitos livros de que gosto muito, alguns que li (ou espero ler) mais de uma vez, e dois ou três que gostaria que toda a gente lesse: por favor, se ainda não o fizeram, leiam este livro: "Infidel - my life" de Ayaan Hirsi Ali (o título em português é "Uma mulher rebelde"). Garanto que não vos vai deixar indiferentes.
O livro conta, na primeira pessoa, a história verídica da política Ayaan Hirsi Ali. Eu gostaria de vos contar pormenores sobre a história, mas perante o dilema: ou conto pormenores de mais, e vou estragar a surpresa; ou não conto nada e deixo-os(as) tirar as suas conclusões - resolvi-me pela segunda solução!
Não é um livro de leitura fácil! Posso-vos dizer que durante a minha leitura do livro houve momentos em que me senti com muita sorte: por ter nascido deste lado do mundo, e por ser homem! Mas foram esses também os momentos em que senti maior angustia... Todos sabemos que não vivemos num mundo perfeito, mas nem todos temos a noção do quão imperfeito ele é... Eu não tinha, pelo menos tão completamente.
Depois de lido o livro, dei comigo a pensar em quantos sub-mundos existem neste nosso "pequeno" mundo, dos quais apenas nos chegam ecos, muitas vezes distorcidos...
Se não acham que têm tempo para ler o livro, têm outra solução, que em alguns aspectos é ainda melhor (para aqueles que entendem inglês): comprem o audiobook lido pela autora, e ouçam-no durante as viagens para o trabalho.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Texas on fire...

Cameron Todd Willingham era um idiota e mal educado texano, que batia na mulher, mas que era também o pai de três filhos, que amava. Esses filhos morreram num incêndio em sua casa. Os especialistas forenses declararam que a origem do fogo era criminoso, e Willingham foi preso, julgado e condenado por homicídio, e foi executado.
Só que havia um problema: ela não era o culpado! Os especialistas em incêndio eram da "antiga escola", e não tinham o conhecimento correcto de como um fogo se propaga. Especialistas a sério foram mais tarde ao local do crime, e declararam que o incêndio tinha sido, sem sombra de dúvidas, acidental. Nenhuma daquelas três crianças foi assassinada, mas o pai delas foi morto pelas suas mortes.
Mas isso nem é apenas uma parte da história: o juiz John Jackson, foi procurador no caso, e aparece nos vídeos abaixo a admitir que as provas que apontavam para fogo posto eram poucas, e que tiveram de se basear noutros factores para determinar a culpabilidade de Willingham. Quais factores? Willingham era um rufia com tatuagens de caveiras, que gostava de ouvir Heavy Metal. Por isso, era provavelmente um satanista. Por isso, provavelmente matou os seus três filhos.
Esta foi literalmente a base para determinar a culpabilidade de Willingham, que levou à sua execução.
O estado do Texas matou (mais um) inocente, mas os incompetentes que estiveram por detrás deste caso não foram despedidos nem enfrentam nenhuma acusação. Porquê? Supostamente porque não devem ter tatuagens e ouvem música coutry...
Por causa de casos como este, acabem com a pena de morte...

segunda-feira, setembro 28, 2009

Morrer de Eczema...

Em 2002, a filha de um casal americano, Gloria, estava com um eczema. Incrivelmente, acabou por morrer: embora os eczemas tenham tratamento, os pais não acharam que a medicina "convencional" fosse a melhor opção, e trataram-na com homeopatia (basicamente, deram-lhe água). Foi este ano feita justiça, e os pais foram condenados por homicídio a 10 anos de prisão.

sábado, setembro 26, 2009

Alan Turing

Alan Turing foi um matemático brilhante, e uma peça chave na vitória sobre os Nazis na segunda guerra mundial. Foi também importante nos primórdios da computação, e podemos-lhe agradecer termos hoje em nossa casa computadores pessoais. Em 1952 foi condenado a castração química pelo governo inglês, pelo crime de "indecência grosseira" (era homossexual). Passados dois anos, suicidou-se. Este ano, depois de um abaixo assinado a nível mundial (que eu próprio também assinei) o ter exigido, o governo inglês pediu oficialmente desculpas. Só foi pena ter demorado tanto tempo.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Fim das férias...

Acabam este fim-de-semana as férias... e foram boas! ;-)
Passeios para os lados do Gerês, acampamentos em Aveiro e em Paiva, uns dias passados lá pro fundo do país a apanhar sol... Foi bom. Para o ano há mais! Tenho é de começar já a amealhar os trocados...

sexta-feira, agosto 21, 2009

Googlução!

Hoje estava numa situação complicada: precisava enviar um email para uma empresa, mas não sabia o endereço. Lembrei-me de pesquisar na internet, para ver se descobria o nome da empresa, e depois procurar no seu site pelo endereço, mas era uma tarefa complicada, e como não fazia ideia do nome, não me levou a lado nenhum. Foi então que me lembrei do Google! Ora, a empresa era do Porto, e eu sabia a sua morada, por isso fui ao Google Maps, encontrei a rua, e depois, de me posicionar junto ao edifício, usei o Google Street View, que me colocou no meio da rua em frente à empresa. Olhei para o lado, e como por magia, lá estava o nome da empresa! Ainda mais fantástico, conseguia ler em letras pequenas o endereço de email... Fiquei fã.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Spider

Este brilhante filme de David Cronenberg, centra-se em Spider (Ralph Fiennes), um homem esquizofrénico, que quando se encontra de volta ao local da sua infância, é levado pelas suas memórias a reviver acontecimentos traumatizantes, e a tomar consciência de que a realidade que a sua doença havia construído não corresponde à realidade dos factos. O que levanta uma questão: será ele capaz de conviver com a verdade? Um filme que exige um envolvimento por parte do expectador, uma vez que não há possibilidade de ser receber a história de forma passiva, a história não nos é dada, tem que ser construída, montada. Recomendo!

domingo, agosto 09, 2009

Mutações

Quando ouvimos falar em mutações vem-nos à cabeça pessoas deformadas, ou com 6 dedos em cada mão. Mas a grande maioria das mutações é neutra, não traz qualquer vantagem ou desvantagem ao seu portador. E há até mutações bastante vantajosas. Vejamos...
Algumas pessoas do cidade de Limone Sul Garda, no norte da Itália, têm uma mutação numa proteína que as torna mais imunes ao colesterol, evitando que tenham arteriosclerose. Já se descobriu o ancestral comum do qual todos são descendentes e que foi o primeiro a ter a proteína mutada, no século XVIII. Não existe historial de ataques cardíacos em nenhum dos descendentes.
Cerca de 10% da população europeia tem uma mutação (CCR5-Δ32) que as torna praticamente imunes ao vírus da SIDA. Pensa-se que essa mutação foi naturalmente seleccionada por imunizar contra outras doenças como a provocada pelo Vírus do Nilo Ocidental e a Varíola.
Uma família alemã tem uma mutação genética que as tornas mais fortes. Houve um caso em que um dos seus filhos nasceu com duas cópias da mutação dos pais (anti-miostatina). Aos 4 anos de idade tinha o dobro da massa muscular de uma criança normal, e metade da gordura.
Uma mutação no gene LRP5 numa família de Connecticut torna os seus ossos praticamente inquebráveis, pois ficam com uma densidade muito acima do normal.
Há também mutações em alguns tibetanos e habitantes dos andes, que lhes permite manterem-se bastante tempo a altitudes elevadas sem sofrerem de apoplexia, e até mutações detectadas em algumas mulheres e que lhes permite verem alguma luz no comprimento de onda dos ultravioleta.

quinta-feira, agosto 06, 2009

O Deus de Dawkins

Acabei de ler há 15 dias o livro 'O Deus de Dawkins', de Alister McGrath. Antes de o fazer, como me pareceu lógico, li alguns dos livros que o mesmo prometia discutir, nomeadamente 'O gene egoísta' e 'O relojoeiro cego', ambos de Richard Dawkins. Dei também uma vista de olhos em algumas palestras de Richard Dawkins nas quais expunha os factos de 'O monte improvável' e 'Decompondo o Arco-Íris'. Devo dizer que vale a pena ler qualquer um destes livros. Nos livros de Dawkins fiquei a aprender muito sobre biologia, em particular sobre selecção natural. Em todos eles Dawkins refutava deus atacava a crença na existência de deus*, e argumentava contra todas as religiões. Depois foi a vez de ler McGrath.

Nova experiência...

No fim-de-semana passado estive em Arcos de Valdevez com a Carla e a Catarina, em casa de uma amiga da Catarina - a Ana. Pela altura do jantar aconteceu algo que eu nunca pensei presenciar. Já tinha visto em filmes americanos, e sabia que em tempos era bastante comum, mas pensei que esses tempos já eram: a dona Helena, mãe da Ana, antes de começar-mos a comer, (por pouco já não dava) começou a dar graças pela refeição. Foi uma pequena oração, mas deixou-me bastante surpreendido, não estava mesmo à espera. Fez-me imaginar como eram os tempos dos meus pais e dos meus avós. Fez-me viajar para um tempo em que as pessoas viviam para a sua religião. É claro que ainda hoje muita gente o faz, mas a grande maioria já não.
Na refeição seguinte já não nos apanhou desprevenidos... embora eu tenha passado a oração agarrado a uma garrafa de vinho (de 1976), a tentar tirar-lhe a rolha! Para a experiência ter ficado perfeita só faltou ela ter pedido a um de nós para dar as graças! Isso sim, seria engraçado... desde que não fosse eu, claro! ;-)

segunda-feira, agosto 03, 2009

É assim que eles se apanham... :-P

Diz a menina ao Padre:
- É verdade que deus está em todo o lado?
- Sim, minha querida, deus está em todo o lado.
- Então deus também está no quintal da minha avó?
- Sim, minha querida, deus também está no quintal da tua avó...
- MENTIROSO! A minha avó nem sequer tem quintal!!!

quinta-feira, julho 23, 2009

Nomes de coisas (parte 1)

Saxofone: deve o seu nome a Adolphe Sax, membro da família belga Sax, que concebeu a ideia de construir um instrumento que tivesse a força do metal e as qualidades da madeira. Sax inventou uma família de saxofones de 14 tamanhos, desde o soprano alto até ao contrabaixo.

Condom (preservativo): considera-se como seu inventor oficial o anatomista e cirurgião Garbiele Falopio, mas na altura não teve grande êxito pois era bastante incómodo, sendo que um século mais tarde o conde de Condom te-lo-ia aperfeiçoado a mando do rei Carlos II de Inglaterra. No entanto, etimólogos propõem teorias alternativas: a palavra pode provir do latim condus que significa "aquilo que conserva", ou do persa kondu, "uma vasilha para guardar grão".

Sanduíche: tudo começou numa mesa de bridge. Lorde John Eduard Montagu, quarto conde de Sandwich, tinha tal amor aos jogos de cartas que não se levantava da mesa de jogo nem para comer. Então o seu cozinheiro teve a ideia de lhe servir um bife de vaca entre duas metades de pão.

Cocktail Molotov: o seu nome deriva de Viacheslav Mikhailovich Molotov, político russo que defendeu fervorosamente o seu uso entre as tropas soviéticas. Uma versão semelhante tinha sido usada, alguns anos antes, pelas forças republicanas durante a Guerra Civil espanhola.

Mauser: deve o nome aos seus criadores Peter Paul von Mauser e seu irmão Wihelm, que desenharam esta espingarda com culatra de ferrolho adoptada em 1871 pelo exército alemão. A sua fábrica serviu mais tarde como fábrica de máquinas costura, só voltando a produzir armas com a chegada de Hitler ao poder. Rapidamente outras nações começaram a fazer as suas encomendas.

Nicotina: quando Colombo chegou à América não deu importância ao tabaco, no entanto o novo vício foi-se introduzindo em Espanha e Portugal. Quem levou a planta ao resto da Europa foi o embaixador francês em Lisboa, Jean Nicot de Villemain tendo o seu apelido ficado na história no nome científico da planta (Nicotiana tabacum).

terça-feira, julho 21, 2009

Sinfonia nº40 em Sol menor, K550 - 1º andamento

Mozart morreu novo, aos 35 anos. É o meu compositor preferido, e é também dele a minha música preferida. O primeiro andamento da Sinfonia nº40 foi composto em 1788, depois da morte do um dos seus filhos, e todo o sofrimento e desespero estão espelhados na música. Quando a ouço, quase que consigo sentir um nó no estômago, e a amargura que lhe devia percorrer as veias. De notar o papel da flauta, que aparece como uma réstia de esperança, e vai tentando emergir da loucura que se apodera do espírito do compositor. Quase sempre abafada, tem o seu momento mais alto já perto do fim da composição. Os últimos dois minutos são assombrosos. Genial! Literalmente.

segunda-feira, julho 13, 2009

Querem rir um bocado?

Aqui há dias a Carla colocou no Twitter um link para este site: Don't Even Reply. Trata-se de um tipo que resolve responder a alguns emails que saem nos jornais, apenas para gozar com as pessoas. Uma espécie de telefonemas anónimos, mas por escrito. Durante os últimos dias tenho ido lá ler alguns emails, e tenho-me divertido bastante. Alguns não têm muita piada, mas outros estão mesmo muito bons! Numa altura em que estamos cheios de exames (alguns de nós, pelo menos) vale a pena tirar uns minutos para rirmos um bocado.

quinta-feira, julho 02, 2009

Perus...

Quando o peru fêmea está a tomar conta dos seus filhotes, ela é super protectora, e ataca tudo o que se mexer nas redondezas do ninho e que não soe como um peru! Como é que se chegou a esta conclusão? Um investigador primeiro apercebeu-se deste facto quando um peru fêmea que ele andava a estudar matava todas as suas crias. Depois de muito investigar para saber o que se passava, ele descobriu que o peru era surdo! Conclusão: o peru fêmea não distingue as crias pela sua cor ou forma, mas sim pelo som que produzem. O peru em causa, como era surdo, não conseguia ouvir as crias, e assumia que não eram crias de peru, mas sim um invasor qualquer, e matava-as! Estava literalmente a protege-las delas próprias.

A vida animal tem destas coisas...

sexta-feira, junho 19, 2009

Igreja Católica, pouco católica...

Foi publicado nos fins de Maio deste ano o relatório final obtido depois de nove anos de investigação por uma comissão irlandesa sobre décadas de violações, humilhações e espancamentos de menores em instituições ligadas à igreja, na Irlanda. O relatório de 2600 páginas revela detalhadamente os abusos sofridos pelas crianças e também que o Vaticano tinha conhecimento dos mesmos desde 1930. Foram ouvidas cerca de três mil e duzentas testemunhas, e segundo apurou a comissão, cerca de 35 mil crianças foram vítimas de abusos (duas mil das quais confessaram ter sofrido abusos físicos e sexuais, embora é quase certo que o número de pessoas que confessou seja inferior ao número das que realmente sofreram abusos). "As crianças viviam com o temor diário de não saberem de onde poderia vir o próximo espancamento", diz a comissão. Centenas de testemunhas afirmam terem sido espancadas em todas as partes do corpo, e forçadas a despirem-se em público. As vítimas de abuso, que agora têm entre 50 a 80 anos lamentam que no relatório falte o nome daqueles que cometeram os abusos. Christine Buckley, de 62 anos disse: "Acredito genuinamente que seria um passo importante na nossa recuperação se aqueles que abusaram de nós fossem identificados e fossem envergonhados". A maioria das pessoas ligadas à Igreja católica lamenta o facto, e assume a responsabilidade da igreja. A única reacção oficial do Vaticano veio pela voz do cardeal espanhol Antonio Canizares, que lamenta o sucedido, mas tenta desviar as atenções para outro lado: "O que se passou em algumas escolas não se pode comparar com os milhões de vidas que foram destruídas pelo aborto. Ele (o aborto) já destruiu legalmente 40 milhões de vidas humanas". Ok... mas o que é que isso tem a ver com o abuso de menores? Shame on you...
Para saber mais: Children exposed to 'daily terror' in institutions, Abortion worse than child abuse, says Vatican figure.

quarta-feira, junho 17, 2009

Velhas bactérias...

Foi encontrada uma nova espécie de bactérias a 3km de profundidade num glaciar da Gronelândia.
As bactérias estavam adormecidas há pelo menos 120 mil anos... Foram precisos 11 meses em água a cerca de 4ºC para as acordar, mas agora encontram-se todas em perfeito estado! Deram-lhe o nome de Herminiimonas glaciei, e espera-se que ajudem a perceber que tipo de vida se pode esperar encontrar noutros locais do sistema solar, onde as condições são parecidas com aquelas em que as bactérias sobreviveram.

domingo, junho 14, 2009

PostSecret

Frank Warren, um sociólogo norte-americano criou um projecto artístico bastante original. Basicamente consistia em deixar postais em locais públicos da cidade, como no metro, casas de banho, restaurantes, autocarros, bibliotecas… O objectivo era que as pessoas que os encontrassem escrevessem uma confissão anónima, algo que nunca tivessem tido coragem de contar a ninguém, e lhe enviassem por correio. Pediu que fossem criativos, que fizessem de conta que o postal era uma tela, um quadro para pintar. O mais curioso foi a adesão das pessoas, que desde o inicio do projecto (Novembro de 2004) e em menos de um ano permitiram reunir mais de dez mil confissões, cada uma mais surpreendente que a outra, vindas de todas as partes do mundo, Hong Kong, Afeganistão, Austrália, Irlanda, Índia… Frank escolhe os “segredos” e coloca-os no seu blog Post Secret, em livros e ocasionalmente em exposições artísticas.

sábado, junho 13, 2009

Meteorito à solta...

Um rapaz de 14 anos foi atingido por um meteorito na Alemanhã! OK, o meteorito era do tamanho de uma ervilha... mas estava incandescente, e viajava a mais de 100000 km/h!!! A probabilidade de alguem ser atingido por um meteorito e sobreviver são praticamente nulas, mas foi isso que aconteceu, pois foi atingido de raspão numa mão. O meteorito caiu no chão e fez uma mini-cratera da largura de um pé. O rapaz ficou algumas horas a ouvir mal (por causa do estrondo), e com uma cicatriz enorme na mão.

sexta-feira, junho 12, 2009

De onde vem a moralidade?

No livro "Why I Am Not a Christian and Other Essays on Religion and Related Subjects", o filósofo britânico Bertrand Russell apresenta a seguinte argumentação:

"Se tiver a certeza de existir uma diferença entre o bem e o mal, então encontra-se na seguinte situação: Essa diferença é decretada por Deus ou não? Se é decretada por Deus, então para o próprio Deus não existe diferença entre bem e mal, e deixa de ter significado dizer que Deus é bom. Se disser, como dizem os teólogos, que Deus é bom, deve então dizer que o bem e o mal têm um significado que não dependente de nenhum decreto de Deus, porque os decretos de Deus são bons ou não, independentemente do simples facto de ele os ter decretado. Se esse for o seu argumento, tem então de dizer que não é apenas através de Deus que o bem e o mal existem, que eles são na sua essência logicamente anteriores a Deus."

quinta-feira, maio 28, 2009

Indocrinar...

Durante os últimos meses tenho tropeçado na palavra indocrinar, referindo-se à educação religiosa. Mas afinal, o que significa indocrinar? No contexto em que se encontrava, eu simplesmente a substituía por educar, e tudo fazia sentido, mas deve haver uma diferença. A melhor definição que encontrei está na revista Ribalta N.14 de 2008, pág. 53, escrito pelo doutor Óscar Chiva Bartoll (professor no IES Francesc Tàrrega de Vila-real) e pela doutora Mónica Esteve Sancho (professora no IES Francesc Ribalta). Aqui fica uma tentativa de tradução...

"O que distingue educação de indocrinação é o objectivo que se tenta alcançar em cada caso. Indocrinar faz referência a uma moral fechada baseada em receitas, que procura deter a capacidade de uma pessoa pensar por si mesma. Educar, por sua vez, baseia-se numa moral aberta baseada na autonomia, que procura incutir a capacidade de pensar, julgar e decidir por si próprio. Indocrinar identifica-se com a palavra latina educare, que significa guiar, conduzir. Por sua vez, educar identifica-se com outra palavra latina muito parecida, mas substancialmente diferente: educere, que significa fazer sair, criar."

domingo, maio 24, 2009

Cem anos de descobertas!

Os mais importantes progressos da ciência no séc. XX foram fundamentais para o desenvolvimento e criação da Genética, Cosmologia, e Astrofísica; transformaram o nosso entendimento do Universo e melhoraram a nossa qualidade de vida. Então aqui vão as provas de quanto o conhecimento humano avançou ao longo do séc. XX:

sábado, maio 23, 2009

Na América...



Quando pensamos na cultura dos EUA, o que nos vem à cabeça são… armas, 11 de Setembro, McDonald`s, Obama (vamos ignorar o Bush), dólar… e mais mil e uma coisas que temos como familiares. O facto curioso é o grande desconhecimento que temos relativamente ao país que se intitula de “dono do mundo”, mais concretamente ao fanatismo religioso que é vivido em algumas partes deste.

quarta-feira, maio 20, 2009

Anti-semitismo

"É por isso que creio agir segundo o espírito do Omnipotente, nosso criador, pois:
Defendendo-me contra o judeu, combato para defender a obra do Senhor."

in Mein Kampf, capítulo 2

terça-feira, maio 19, 2009

Oração...

Há três anos atrás foi feito um estudo chamado "Estudo dos Efeitos Terapêuticos da Prece Intercessora" (Study of the Therapeutic Effects of Intercessory Prayer - STEP, em inglês), para tentar avaliar os efeitos na saúde de pessoas pelas quais alguém está a rezar. Se uma pessoas rezar para si própria, o efeito placebo pode entrar em acção. O mesmo acontece quando sabemos que alguém está a rezar por nós. Mas e se não soubermos que estão a rezar por nós? Nesse caso, não podemos falar do efeito placebo, e podemos então tirar algumas conclusões. Foi isso que o estudo tentou fazer, usando pacientes a recuperar de uma operação ao coração.

O teste foi feito em 6 hospitais, e em 1802 pacientes: 604 pacientes receberam orações, depois de informados que poderiam ou não recebê-las (grupo 1); 597 pacientes não receberam orações, depois de terem sido informados que poderiam ou não recebê-las (grupo 2); por fim, 601 pacientes receberam orações, depois de terem sido informados de que as iriam receber.
Todos os pacientes eram cristãos, e todas as orações eram iguais, e individualizadas (pediam a recuperação de uma pessoa em especial).

Ocorreram complicações em 52% dos pacientes do grupo 1 (receberam orações, mas não sabiam), em 51% dos do grupo 2 (não receberam orações, mas não sabiam), e em 59 % dos do grupo 3 (receberam orações e sabiam)...
Portanto... não existe diferença entre o grupo 1 e o grupo 2: a oração não tem efeitos na recuperação dos pacientes; e o grupo 3 teve mais complicações que o grupo 1: os pacientes que sabiam que alguém estava a rezar por eles tiveram mais complicações (embora uma diferença não muito grande).

quinta-feira, maio 14, 2009

Porcos complicados...

B. A. Baldwin e G. B. Meese treinaram dois porcos numa caixa Skinner (uma gaiola onde os animais aprendem a alimentar-se puxando uma alavanca que faz cair alguma comida). A alavanca estava numa extremidade da gaiola, e a calha onde caía a comida na outra extremidade, portanto os porcos tinham de puxar a alavanca e depois correr até ao outro lado da gaiola para poderem comer. Os porcos estabeleceram uma hierarquia estável: havia um porco dominante e um porco subordinado. Durante a experiência observaram que um porco, que vamos chamar "escravo" ia sempre carregar na alavanca, enquanto que o outro, o "amo", ficava à beira da calha, à espera que a comida caísse, e esses papeis nunca se invertiam. Mas, embora o óbvio seria pensar que o "escravo" era o porco subordinado, e o "amo" o porco dominante, era exactamente o contrário que se observava: o dominante ia sempre carregar na alavanca, e o subordinado ficava sempre à espera da comida... Parece uma contradição, mas se pensarmos bem, não o é. Se o porco dominante ficasse à espera da comida, e o porco subordinado fosse carregar na alavanca, quando chegasse à beira comida, estava lá o porco dominante estacado, não o deixando comer, por isso ele não tinha motivações para continuar a carregar na alavanca, e desistiria de o fazer. Diz-se que a estratégia não era estável. Mas se, pelo contrário, o porco subordinado se mantivesse à beira da calha da comida, quando o porco dominante fosse carregar na alavanca, ele poderia comer, enquanto o dominante não chegasse à beira dele e o expulsasse, momento a partir do qual a comida passava a ser do dominante. Neste caso ambos os porcos poderiam comer, e a estratégia diz-se estável.

sexta-feira, maio 01, 2009

Verzul

Já pensaram que todas as pessoas podem ver as cores de diferentes... cores??? Cada cor tem uma frequência bem definida. Um determinado tom de vermelho tem frequência 450 THz, e um determinado tom de azul tem frequência 650 THz. Portanto, por aqui não pode haver ambiguidades. Mas... imaginem que o João é um bebé, cujos olhos, por algum motivo ainda não estudado, troca as frequências 650 THz e 450 THz, isto é: quando chega aos seus olhos a cor vermelha, o cérebro vê azul, e vice-versa. Nunca ninguém vai dar conta desse pormenor no dia a dia... Quando ele é pequeno, vão-lhe ensinar as cores: vão-lhe dizer que isto é vermelho, e isto é azul. Mas que diferença isso vai fazer? Nenhuma quando ele vir um semáforo vermelho (o nosso vermelho), vai ver esta cor , e vai dizer - está vermelho!

Se pensarmos um pouco, vemos que todos nós podemos ver o mundo de formas muito diferentes, mas se pensarmos ainda mais um pouco, vemos que isso pouca diferença faz...

terça-feira, abril 28, 2009

Steven Weinberg

"With or without religion a good man will do good things and an evil man will do evil things; but for a good man to do evil things, that takes religion." - Steven Weinberg (prémio Nobbel da Física em 1979).

Matemática...

Quanto é a terça parte de 30? Parece simples: 30 a dividir por 3 dá 10 - resposta dada!
Mas, a terça parte de trinta é também 3 vezes a terça parte de 10. Como a terça parte de 10 é 3,333333333333333333 (ad infinitum), se somarmos este valor 3 vezes dá 9,999999999999999999 (ad infinitum)... Muito próximo de 10, mas não é 10...

domingo, abril 19, 2009

Mentes fechadas...

Quantas vezes já ouvi certas pessoas, que acreditam em coisas sobrenaturais e pseudocientíficas, dizer a outras, que não acreditam no mesmo, que deviam ter uma mente mais aberta. Ora, ter uma mente aberta é estar aberto a considerar novas ideias. O desenvolvimento da ciência e o avanço do nosso conhecimento sobre a realidade depende da nossa vontade em considerar novas ideias, por isso, todos aqueles que acreditam na ciência têm, por definição, uma mente aberta.

quinta-feira, abril 09, 2009

"A lista de Shindler"

É uma das obras-primas de Steven Spielberg, inspirada no livro de Thomas Keneally (Shindlers’s Ark), com Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes nos principais papéis.
O filme conta a história de Oscar Shindler, empresário alemão, membro do partido Nazi, descrito como um cínico, explorador ganancioso de escravos, hábil negociador no mercado negro, um jogador, um playboy, alcoólico, e um mulherengo do pior. Um ser aparentemente desprezível que acabou por despender até ao seu último cêntimo, arriscando a sua própria vida para salvar 1200 judeus do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial.

quinta-feira, abril 02, 2009

Pergunta:

O Papa sofre em atentado durante uma viajem, e fica em risco de vida. Se ninguém o auxiliar ele vai morrer dentro de minutos. Então aparece um médico, e salva-lhe a vida. Esse médico trabalha em África, onde ajuda crianças desfavorecidas, sem receber nada em troca. É um homem correcto e bondoso.
O médico é muçulmano.

O que acontece: o médico vai para o céu, ou vai para o inferno?

Venham os escravos...

Êxodo 21:20-21 -> Se alguém ferir o escravo ou a escrava a cacetadas, de modo que lhe morra nas mãos, o escravo deverá ser vingado. Mas se o escravo sobreviver por um ou mais dias, não será vingado, uma vez que era propriedade sua.

Colossensses 3:22-24 Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores daqui da terra, não servindo apenas diante dos olhos, como quem procura agradar a seres humanos. Obedecei-lhes com simplicidade de coração, no temor do Senhor. Tudo que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que é o Senhor que vos recompensará, fazendo-vos seus herdeiros. Ao Cristo e Senhor é que estais servindo.

Efésios 6:5 -> Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo como ao próprio Cristo, com temor e grande respeito e de coração sincero;

1 S. Pedro 2:18 -> Servos domésticos, submetei-vos aos patrões com todo o respeito, não só aos bons e afáveis, mas também aos que são difíceis.

Bora começar a matança???

Êxodo 35:2 -> Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, sábado de descanso solene ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho será morto.

Deuteronômio 21:18-21 -> Se um homem tiver um filho indócil e rebelde, que não atenda às ordens de seu pai nem de sua mãe, permanecendo insensível às suas correções, seu pai e sua mãe tomá-lo-ão e o levarão aos anciães da cidade à porta da localidade onde habitam, e lhes dirão: este nosso filho é indócil e rebelde; não nos ouve, e vive na embriaguez e na dissolução. Então, todos os homens da cidade o apedrejarão até que ele morra.

Levítico 20:13 -> Se um homem dormir com outro, como se fosse com mulher, ambos cometem uma abominação e serão punidos com a morte: seu sangue cairá sobre eles.

Deuteronómio 22:13-21 -> Se um homem casar com uma mulher e, depois de ter tido relações com ela, começar a detestá-la, caluniá-la e difamá-la, dizendo: ‘Casei-me com esta mulher mas, ao ter relações com ela, descobri que não era virgem’, os pais da jovem colherão as provas da sua virgindade e as apresentarão no tribunal aos anciãos da cidade. O pai da jovem dirá: ‘Dei minha filha por esposa a este homem mas, porque começou a detestá-la, lança calúnias contra ela, dizendo que não a encontrou virgem. Eis as provas da virgindade de minha filha’. E desdobrarão a roupa diante dos anciãos da cidade. E os anciãos pegarão aquele homem e o farão castigar. Imporão a ele uma multa de cem moedas de prata, que entregarão ao pai da jovem, por haver aquele homem difamado uma virgem de Israel. Ele terá de tomá-la por esposa e não poderá repudiá-la enquanto viver. Mas, se a acusação for verdadeira, tendo-se verificado não ter sido virgem a jovem, ela será levada até à entrada da casa do pai e os homens da cidade a apedrejarão até à morte, por haver cometido uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa paterna. Assim eliminarás o mal de teu meio.

De rir...

Acredita mesmo???

Leis...

Sabia que na Arábia Saudita podemos ser presos por posse de álcool, qualquer que seja a quantidade? E que podemos ser presos por não respeitarmos as regras de vestuário, por posse de pornografia ou por ter relações homossexuais. E que no México podemos ser presos por posse de armas ou mesmo de munições para as armas, ou por estarmos envolvidos num acidente de automóvel com feridos graves? E que na Tailândia, os crimes relacionados com tráfico e consumo de droga podem resultar em pena de morte?

quarta-feira, março 18, 2009

Ai Bento, Bento...

Hoje comprei o jornal! Não é que eu não costume ler jornais, leio regularmente na internet, mas a capa do jornal de hoje deixou-me curioso: que justificação poderia levar alguém a dizer que a "tragédia da sida não pode ser resolvida só com dinheiro, nem pode ser resolvida com a distribuição de preservativos, que até pode aumentar o problema" - Papa Bento XVI. Fui procurá-la, mas não foi fácil encontrar a posição oficial da igreja...

quarta-feira, março 11, 2009

Não é curioso...

Pérsia e Irão são dois nomes para o mesmo país! Mas, Pérsia lembra-me a história antiga, os grandes impérios, Ciro, Dário, as lutas com Alexandre, o Grande, com os Mongóis... um sítio que eu gostava de visitar. Já Irão faz lembrar um estado confessional, proselitista e xenófobo, do qual eu prefiro manter uma certa distância...
O que mudou?

Já dizia Einstein...

"Mais vale um homem de valor, que um homem de sucesso."