quarta-feira, janeiro 18, 2006

Assassinos!

De onde vem a palavra asassino?

No século 11 existiu no mundo islámico um grupo político-religioso que agia de maneira oposta ao que a lei islâmica ordenava, cometendo assassinatos, usando drogas e promovendo orgias sexuais. A ordem foi fundada em 1090 pelo xeque Hassan al-Sabbah. Esta seita tinha em particular o facto de cometer todos os assassinatos sob a influência de haxixe. Durante os três séculos que a seita durou, o xeque Hassan Sabbah e os outros seis grão-mestres que o sucederam, obtiveram imenso poder político no mundo islâmico, através dos assassinatos que a ordem praticava.
O facto de andarem constantemente sob o efeito de haxixe levou a que fossem chamados de haxaxins, palavra que está na origem da palavra assassinos.

terça-feira, janeiro 10, 2006

O valor exacto de PI

Desde há muito tempo que se tenta obter um valor para a constante que relaciona o raio e o diâmetro do circulo, o número 'pi'. Uma dessas tentativas, talvez a mais curiosa, foi proporcionada por um médico americano, de seu nome Edward Johnston Goodwin, que em 1894 escreveu um artigo na revista "American Mathematical Monthly" intitulado "A quadratura do círculo", no qual afirmava (e "demonstrava") ter encontrado o valor verdadeiro de 'pi'. Segundo ele 'pi' valia exactamente 3,2! Dizia no mesmo artigo ter registado esse valor e obtido um copyright nos Estados Unidos, Alemanha, Gran-Bretanha, França, Espanha, Bélgica e Áustria.
Em 1896 dirigiu-se ao representante da câmara baixa do senado do estado de Indiana, que era Taylord I. Record, e apresentou-lhe um projecto "para uma lei que introduza uma nova verdade matemática e que se apresenta como uma contribuição para a educação a ser utilizada gratuitamente apenas pelo estado de Indiana".
Em Janeiro de 1897 o projecto passou por dois comités e foi aprovado com 67 votos a favor e nenhum contra. Em Fevereiro o comité responsável remeteu-o à câmara alta do senado dos EUA "com a recomendação de que se deve aprovar a lei". Por sorte foi parar às mãos de um professor de matemática da Universidade de Purdue, que depois de recuperar do estado de perplexidade em que ficou ao ler o projecto de lei, escreveu um informe onde o pospunha sine die.

Blogofilia

É a loucura! Num par de dias criei mais um blog, e com futuro (até posso ser o único a ler os posts, mas os outros é que ficam a perder).
É um blog onde escrevo com uns amigos, e é sobre... nada! É o releiro: Tiurya thu Kauz.

Dêem uma espreitadela, não vai doer!

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Controlar o período...

Nos povos asiáticos e vulgar usarem-se as falanges dos dedos para contar. Cada mão tem 14 falanges, o que permite contar até 28. Na china era frequente as mulheres atarem um fio à falange correspondente ao dia do início do ciclo mestrual para melhor o controlarem.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Octávius...

Os romanos só punham nomes próprios aos primeiros quatro filhos, aos seguintes nomeravam-nos: ao quinto chamavam Quintus, ao sexto Sextus, ao oitavo Octavius, ao décimo Décimus, e por aí fora.
Nas famílias mais numerosas era vulgar um dos filhos chamar-se Nomerios, que significa numeroso!

terça-feira, janeiro 03, 2006

Natal, e coisas...

Não sei que diga...
Já há mais de dois meses que não vinha aqui escrever! Não tenho tido disponibilidade.
Mas cá estou, já num novo ano, e sem ideia nenhuma sobre um qualquer assunto muito ou pouco interessante que mereça aparecer neste blog.

Posso falar sobre o Natal! Foi agradável, como é costume. A família reunida na ceia de dia 24, os presentes, os amigos por perto... Bem agora que penso nisso, eu por acaso até costumo ter a família reunida para cear, pelo menos uma vez por semana... E tenho muitos dos meus amigos por perto durante 7 (5+2) dias por semana... Então a grande diferença são os presentes! Não. Acho que as pessoas andam mais alegres na quadra natalícia. As cores, as luzes, as músicas na rua, tudo isso nos faz derreter um pouco o coração.

Posso também falar da passagem de ano... Estamos em 2006, mais uma vez o Mundo não acabou, o que não que dizer que não esteja a acabar, antes pelo contrário. Este ano, não sei esplicar a razão, mas quase me passou despercebida a passagem de ano! Acordei na manha do dia 31, deviam ser 14h, e até perto das 23:30, o dia foi bastante banal. Só me apercebi realmente de que estávamos prestes a passar de ano quando começo a ver pessoas a contar as passas dos desejos e a subir para cima das cadeiras (?). Comi as dozes passas de uma vez. Não pedi doze desejos, pedi três. De qualque maneira, se houver alguem lá em cima para mos realizar, não se deve importar que eu Lhe digo os outros nove durante o ano, se os tiver.
Desceram das cadeiras pousando primeiro o pé direito no chão. Suponho que 2006 tenha vindo de baixo para cima!!!
Dediquei doze segundos à passagem de ano! O resto do tempo dediquei-o a mim.

O meu joelho está quase bom!

Tenho aulas às 14h, e nada pra fazer até lá. Esta noite ainda não dormi (nem vou dormir), mas tenho o resto da semana para por o sono em dia.
Vou continuar a navegar...

O maior animal do Mundo!

Qual o maior animal que já existiu em todo o Mundo (em termos de massa corporal)???
O Elefante?
O Argentinossauro?
Nenhum se compara à Baleia Azul (Balaenoptera Musculus), que mede aproximadamente 31 metros (mais comprida que um Boeing 737), e pesa quase 200 toneladas (embora já tenha sido pesada uma fêmea com 390 toneladas)...
Para terem uma ideia do tamanho deste animal, saibam que um bebé humano poderia gatinhar pelo interior das suas artérias principais. Uma baleia azul recem-nascida pesa mais do que um elefante adulto, e ingere 380 litros de leite por dia nos primeiros sete meses de vida. Diga-se que não é uma boa dieta, pois a cada dia que passa o seu peso aumenta 91Kg!
Encontra-se em extinção desde os anos sessenta, altura em que a sua captura foi proibida. Estima-se que existam actualmente 3 mil baleias azuis no Mundo. Até aos anos sessenta foram mortas de entre 60 a 350 mil pelos baleeiros.